James Pizarro: lembrando 2011 – 153 anos da cidade

Redação do Diário

Confira o texto da coluna Opinião da edição impressa do Diário de Santa Maria desta terça-feira:

James PizarroProfessor universitário aposentado

Como gosto de relembrar coisas,  destaco hoje – como anotação histórica – o que escrevi sobre os 153 anos da cidade, há 11 anos e de que maneira a cidade, naquela época comemorou a  data. Vamos lá…

Desde o início do mês de maio de 2011, a cidade sedia uma série de eventos culturais, artísticos e esportivos alusivos ao aniversário de Santa Maria. Entre as ações de maior destaque estão a Feira do Livro, o concerto da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, O Congresso Internacional de Política e de Direito e a mateada festiva no Parque Itaimbé.

Na terça-feira, 17 de maio, data em que o município comemora 153 anos de emancipação político-administrativa, a comunidade será brindada com um grande concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. A apresentação será às 19h, na Praça Saldanha Marinho. O repertório (confira abaixo) será executado pelos dos 52 músicos da orquestra, regidos pelo maestro Ênio Guerra.

Neste mesmo dia, feriado em Santa Maria, o público também poderá participar da XVI Mateada Beneficente da Sentinela Alada do Pampa. A atividade será na Base Aérea de Santa Maria, das 14h às 18h. Mas, para os apreciadores da música, no dia 24 terá outra grande atração. Às 20h, a Igreja Nossa Senhora de Fátima será palco do Concerto de Aniversário com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Mais atrações aguardam o público nas festividades de aniversário do município. As comemorações continuam até o dia 5 de junho, sendo que o destaque será a terceira edição do Festival de Balonismo, que acontecerá de 25 a 29 de maio, no Jockey Club de Santa Maria. Além disso, o público poderá participar dos eventos distritais. De 25 a 29 de maio, acontece a Festa do Arroz do Rei, em Palma, e nos dias 4 e 5 de junho ocorre a Festa da Soja – O Grão de Ouro, em Santa Flora. O meio ambiente não foi esquecido na programação. De 30 de maio a 5 de junho, várias atividades marcarão a Semana do Meio Ambiente.

Recorde: Feira do Livro comercializa 49 mil exemplares. Santa Maria respirou cultura e conhecimento neste mês de maio. Maior evento literário da região centro do Estado, a Feira do Livro 2011 movimentou a cidade com uma programação recheada de atrações culturais, artísticas e musicais, além de lançamento de livros, sessões de autógrafos e muito bate-papo com renomados escritores e personalidades. E o resultado desta mobilização apareceu nos números: 97 lançamentos e 49.070 livros vendidos, o que registrou um novo recorde e superou as 83 obras lançadas e os 48 mil exemplares comercializados em 2010.

Nem o mau tempo de alguns dias espantou o público que circulou pela Praça Saldanha Marinho durante os 15 dias do evento. Para o presidente da Câmara do Livro e organizador da Feira, Télcio Bressolin, a presença dos jovens deu ainda mais brilho às atividades. “A Feira teve um público espetacular esse ano, com muita juventude. Em alguns anos não se via tanto público juvenil como esse. Isso é parte de um processo que a Feira, como um todo, já vem trabalhando há vários anos”, comemora.

Télcio destaca que o crescimento da Feira, ano a ano, traz ainda mais notoriedade ao município. “É importante para cidade esse movimento que se cria em torno do livro. Podemos ver até o mercado que se abriu com 100 lançamentos. Isso demonstra o acerto que é, cada ano, ir segmentando esse movimento cultural onde se passa 15 ou 20 dias falando em livro, em cultura, em conhecimento. Isso, de uma forma ou de outra, faz com que Santa Maria ganhe mais reconhecimento no cenário regional e também estadual”, comenta.

O presidente da Câmara ainda ressalta que a multiplicidade de atrações no palco principal contribuiu para o grande movimento. “Além da programação, essa integração com as escolas faz com que o crescimento da Feira venha ano a ano. Essa integração auxilia também no desenvolvimento da cidade”, acrescenta. Telcio lembra que Santa Maria é um polo educacional. “A Feira também faz parte desse contexto”, finaliza.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Luciano Schuch: UFSM e Santa Maria – uma simbiose para o desenvolvimento regional

Próximo

Josele Delazeri: seis estratégias neuromarketing para e-commerce

Geral